Este curso online, em parceria com o Instituto de Psicologia e Arte (IPA), visa discutir o livro “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir em 15 encontros online e ao vivo (com a disponibilidade das gravações dos encontros), através da Plataforma Zoom, destacando sua relevância na história do pensamento contemporâneo, mostrando sua singularidade ao trazer para o centro da filosofia a questão da mulher e apresentando o processo de formação do sujeito a partir da biologia, da história e da cultura. Não é necessária qualquer formação prévia para participar do curso.
CARGA HORÁRIA
30 horas
15 encontros semanais ao vivo
Plataforma Zoom
Com disponibilidade das gravações das aulas
Dia da semana: Quartas-Feiras
Horário: de 20h00 às 22h00
Duração: de 02 de Agosto a 29 de Novembro de 2023
Fornecimento de certificado de conclusão do curso
SOBRE O CURSO
Poucas obras foram tão criticadas quanto não lidas como “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir. Lançada no Pós-Guerra, em 1949, o estudo sobre a questão da mulher se tornou conhecido por uma incompreensão. Diferentemente das obras de seus contemporâneos, como “O Ser e o Nada” de Jean-Paul Sartre e “Fenomenologia da Percepção” de Maurice Merleau-Ponty, “O Segundo sexo” não alcançou nem a popularidade nem o respeito acadêmico. Seu pensamento foi imediatamente desconsiderado em nome da polêmica. E não sem razão. Pela primeira vez, noções caras à tradição filosófica como liberdade, subjetividade e história eram descritas e estudadas a partir do lugar da mulher. Um escândalo que já explicita a sociedade e a cultura de nosso tempo.
Marco inicial da chamada segunda onda do Feminismo, “O Segundo Sexo” constitui-se como uma obra de grande envergadura filosófica. A partir do feminino, Simone de Beauvoir é capaz de descortinar nossa cultura moderna e evidenciar seus mecanismos de operação, justamente tendo como ponto de abordagem a margem do sistema, ou seja, na descrição do lugar da mulher na contemporaneidade. Como Franz Fanon, em seu emblemático livro “Os Condenados da Terra”, Simone de Beauvoir se coloca no extremo da cultura e do pensamento para, em um movimento crítico e transformador, melhor descrever nosso tempo e seus valores constitutivos.
No curso, será analisado o contexto em que o pensamento de Simone de Beauvoir se insere no século XX, tendo, por um lado, uma decisiva influência fenomenológica, por outro, uma preocupação histórica oriunda de um materialismo histórico. Será percorrida a obra de 1949, identificando sua compreensão de sujeito, descrevendo sua abordagem da história e analisando, por fim, sua concepção de existência.
Para tanto, será apresentado dois eixos centrais da obra: a discussão com a ciência e o embate com a tradição sobre a história. No tocante à ciência, Simone de Beauvoir retomará as razões através das quais o pensamento ocidental reduziu a mulher a uma instância negativa do homem, tendo como interlocutores a Biologia e Freud. Quanto à história, o debate será em torno do materialismo histórico e atuação efetiva da mulher na sociedade.
Seguindo o percurso trilhado por Simone de Beauvoir, é possível vislumbrar um outro olhar sobre a contemporaneidade. Neste sentido, o curso se coloca também como um campo de discussão sobre nossa cultura e nosso tempo.
SOBRE O PROFESSOR
Marcelo S. Norberto, Doutor em Filosofia, é professor e pesquisador (CCE/PUC-Rio). Tem trabalhos publicados sobre Filosofia Francesa Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Autor de “O drama da ambiguidade – a questão da moral em O ser e o nada” (Edições Loyola/2017), é co-organizador de “Sartre Hoje – 2Vol” (Editora Fi/2017), “Sartre e a política” (Editora PUC-Rio e Via Verita/2019), “Sartre e a Estética” (Editora PUC-Rio e Numa Editora/2021) e “Sartre e a Ética” (Editora PUC-Rio e Numa Editora/2022). Coordena também a coleção luso-brasileira “Fenomenologia e Cultura” (Nau Editora, Editora PUC-Rio, Documenta PT). Também é um dos coordenadores do Curso de Formação em Psicologia Existencial do IPA/RJ.