CURSO ATUAL

por Marcelo S. Norberto

Sobre a Condição Humana 

Este curso online, em parceria com o Instituto de Psicologia e Arte (IPA), é voltado para pessoas interessadas no tema, sem a exigência de uma formação prévia.

No curso, iremos discutir uma compreensão da condição humana que passa por todo um entrelaçamento com a existência, com as outras pessoas e consigo mesmo. Nas 15 aulas semanais, teremos como autor principal o filósofo francês Jean-Paul Sartre, onde percorreremos algumas de suas obras literárias (como o romance A Idade da Razão, o conto O Muro e a peça teatral As Moscas) a fim de compreender a realidade humana.

Também recorreremos a outros autores como Merleau-Ponty, Albert Camus, Hannah Arendt e Simone de Beauvoir, a fim de compor uma melhor compreensão do nosso tempo e de nós mesmos.

CARGA HORÁRIA

30 horas 
15 encontros semanais ao vivo
Plataforma Zoom
Com disponibilidade das gravações das aulas

Dia da semana: Terças-feiras
Horário: de 19h00 às 21h00
Duração: de 09 de Agosto a 22 de Novembro de 2022
Valor: 4 parcelas de R$ 233,00

Fornecimento de certificado de conclusão do curso

SOBRE O CURSO

 

Um dos maiores representantes do Humanismo, Jean-Paul Sartre tem uma história que se confunde com os acontecimentos e contradições que marcaram o século XX. Possivelmente o intelectual mais popular de sua geração, Sartre participou ativamente de seu tempo: concebeu várias peças teatrais, escreveu romances e artigos de jornais, bem como produziu uma vasta obra filosófica. Participou de todos os importantes acontecimentos do século passado: defendeu o marxismo e depois se tornou um crítico contundente de Stalin, alegrou-se com a Revolução Cubana, mas alertou para os desafios a serem enfrentados por Cuba, defendeu a independência da Argélia contra a França, participou do debate público sobre os Estados Unidos no Vietnã, refletiu sobre o surgimento da China no cenário internacional e posicionou-se constantemente sobre a relação da Europa com os países do terceiro mundo. Encarnava como poucos a cultura francesa, a despeito de se reconhecer como um opositor aos rumos que a República francesa tomou.

Se a sua história não fosse um indicativo suficiente, Sartre dedicou sua obra a pensar este ser que é avesso a determinações prévias e inadequado a previsões minimamente confiáveis: o ser humano. Desde seu primeiro livro, A Transcendência do Ego, trabalho fortemente influenciado pela Fenomenologia, até sua última obra, O Idiota da Família, dedicado ao escritor francês Flaubert, Sartre constituiu a condição humana como um fio condutor de seu pensamento.

No curso, analisaremos sua descrição da condição humana, distinguindo-a da mera materialidade e a afastando de qualquer modelo determinista. O que veremos é a revelação do humano enquanto liberdade. Discutiremos seus traços marcantes como a ação, a tentativa de fuga do peso da liberdade, a angústia ao descobrir a responsabilidade e a vivência com as outras pessoas.

Nos beneficiando da singularidade de Sartre ser, ao mesmo tempo, um filósofo e um escritor, abordaremos a aventura humana através dos romances, contos e peças teatrais, dramaturgia esta que fez com que ele ganhasse (e recusasse) o prêmio Nobel de literatura de 1964.

Em um segundo momento do curso, aprofundando este caminho de estudo da condição humana, uma gama de autores surgirá, ora ampliando a perspectiva sartriana, ora se opondo e oferendo alternativas ao existencialismo. No curso, discutiremos autores como Merleau-Ponty, Albert Camus, Hannah Arendt e Simone de Beauvoir.

O curso, deste modo, será constituído por duas linhas estruturais: uma de aprofundamento na realidade humana segundo Sartre e outra panorâmica, ao visitar outras abordagens. Tal movimento visa estabelecer um cenário capaz de promover uma ampla visão do acontecimento humano e, assim, compor uma melhor compreensão do nosso tempo e de nós mesmos.

TÓPICOS DAS AULAS

  • O Século Sartre: uma introdução.
  • O acontecimento como objeto de estudo: temporalidade e reflexão.
  • A condição humana como vértice da vida: O que posso dizer sobre alguém?
  • O romance A Náusea e a existência.
  • A relação do humano com o mundo: fundamentos da Fenomenologia.
  • O conto O Muro e a indeterminação da vida.
  • A liberdade que somos: angústia e empenho.
  • O romance A Idade da Razão e o peso da responsabilidade.
  • A ação humana como um drama existencial.
  • A peça As Moscas e o complicado jogo entre passado, presente e futuro.
  • Existencialismo, um pensamento forjado nos embates: distinções e aproximações com seus contemporâneos (Merleau-Ponty, Albert Camus, Hannah Arendt e Simone de Beauvoir).

SOBRE O PROFESSOR

Marcelo S. Norberto, Doutor em Filosofia, é professor e pesquisador (CCE/PUC-Rio). Tem trabalhos publicados sobre Filosofia Francesa Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Autor de “O drama da ambiguidade – a questão da moral em O ser e o nada” (Edições Loyola/2017), é co-organizador de “Sartre Hoje – 2Vol” (Editora Fi/2017), “Sartre e a política” (Editora PUC-Rio e Via Verita/2019) e “Sartre e a Estética” (Editora PUC-Rio e Numa Editora/2021).


Newsletter

Quer receber meus boletins?

Comunicação de lançamentos de cursos, publicações, eventos, videos e novos artigos




Copy link
Powered by Social Snap