O curso pretende, a partir de uma discussão em torno da obra A Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche –, fornecer elementos para uma melhor compreensão do nosso tempo, justamente no campo em que o debate público atual não cessa de se referir e, ao mesmo tempo, parece ser refratária a qualquer certeza: a moral.
CARGA HORÁRIA
30 horas
15 encontros semanais ao vivo
Plataforma Zoom
Dia da semana: Quartas-feiras
Horário: de 20h00 às 22h00
Duração: de 09 de Março a 29 Junho de 2022
SOBRE O CURSO
A Genealogia da Moral oferece aos seus leitores uma vigorosa abordagem da moralidade, descortinando em nossa cultura uma série de problemas até então ignorados. Não se trata, para Nietzsche, de encontrar uma melhor forma de julgar os atos humanos, mas de entender a operação e a criação dos valores norteadores de uma sociedade. Saber como nossa cultura foi forjada e estruturada é seu objetivo crítico. Afastando-se de uma tradição que toma os princípios morais como expressão da verdade universal, Nietzsche apresenta e aplica um novo método que se mostra capaz de trazer a luz os emaranhamentos morais de toda uma cultura ocidental: a genealogia.
Através de um estudo singular na Filosofia, que recorre a tipos humanos, e não a fatos científicos (“o Nobre Grego”, “o escravo”, “o sacerdote”), Nietzsche colocará, frente a frente, duas concepções distintas de moral: a grega e a cristã. E desta tensão entre forças inconciliáveis, o filósofo alemão introduzirá no pensamento ocidental uma noção que permitirá um outro olhar sobre a contemporaneidade: a noção de ressentimento.
A partir da afirmação de que nossa moral se constitui sobre os alicerces do ressentimento, Nietzsche passará a discutir a questão, tendo como pontos centrais os valores (e não mais a verdade) e a criação na existência (alheia a uma força divina). Para o projeto nietzschiano, onde imaginamos ver um espaço de amorosidade e acolhimento, a moral moderna é permeada de culpa, de negação do mundo e de empobrecimento da vida.
Refletir sobre as questões trazidas por Nietzsche em A Genealogia da Moral é uma forma contundente de problematizar nossa própria época, de recolocar a discussão em torno da moral com seriedade e longe das apropriações utilitaristas e, por fim, tentar elaborar alternativas para nossa sociedade enferma.
TÓPICOS DAS AULAS
- Apresentação do pensamento de Nietzsche e do tema que iremos discutir: a moral.
- A importância do tema: pensar sobre a moral é refletir sobre o humano.
- O acontecimento Nietzsche (seu lugar na tradição filosófica e o projeto da Genealogia da Moral).
- A diferença entre princípios morais e valores morais (universalidade versus criação).
- O impacto no estudo da moral da noção de ressentimento (afirmação da vida versus negação da vida).
- O método genealógico como possibilidade de um diagnóstico de nosso tempo (oposição entre ação e ressentimento).
- O viver trágico como ruptura de uma cultura utilitarista e consumista (o acontecimento humano).
Newsletter
Quer receber meus boletins?
Comunicação de lançamentos de cursos, publicações, eventos, videos e novos artigos