CURSO ATUAL
por Marcelo S. Norberto
Liberdade e Destino: uma abordagem do Existencialismo
Este curso online, em parceria com o Instituto de Psicologia e Arte (IPA), debate 2 temas centrais no debate da condição humana: a a liberdade e o destino. Neste curso, em cada tema, estudaremos um pensamento: o de Jean-Paul Sartre e o de Simone de Beauvoir. Junto com esta abordagem, será utilizado um texto literário como campo de discussão das idéias apresentadas, permitindo uma reflexão existencial sobre o humano: a peça As Moscas (Jean-Paul Sartre) e o romance O estrangeiro (Albert Camus). Não é necessária qualquer formação prévia para participar do curso.
CARGA HORÁRIA
30 horas
15 encontros semanais ao vivo
Plataforma Zoom
Com disponibilidade das gravações das aulas
Dia da semana: Quartas-Feiras
Horário: de 19h00 às 21h00
Duração: de 21 de Agosto a 04 de Dezembro de 2024
Valor: 4 parcelas de R$ 300,00.
Pré-venda: 4 parcelas de R$ 260,00. (até 18 Fornecimento de certificado de conclusão do curso
SOBRE O CURSO
O objetivo do curso é mostrar como a filosofia é capaz de refletir sobre a contemporaneidade, ao mesmo tempo em que descreve a condição humana na história. Além disso, o curso visa fornecer instrumentos teóricos para que os participantes tenham uma apresentação do Existencialismo, corrente filosófica relevante do séc.XX, capacitando cada participante a ler e a discutir os temas centrais nas obras de Sartre e de Simone de Beauvoir. O curso é voltado para o público em geral, sem exigência de qualquer formação ou conhecimento prévio. Esta introdução ao pensamento filosófico será feito em 15 encontros online e ao vivo, de 2 horas de duração cada, com a disponibilidade das gravações de cada encontro, através da Plataforma Zoom.
Estrutura do Curso
O primeiro tema será a liberdade. Em meio à Segunda Guerra Mundial, um filósofo francês, Jean-Paul Sartre (1905-1980), publicou sua grande obra, O Ser e o Nada (1943), em que a noção estrutural é o da liberdade. Sartre defenderá que o encontro do humano com a existência produzirá uma indeterminação insuperável: nem a vida é capaz de subjugar o ser humano, nem o sujeito é capaz de determinar a vida. Pensar a existência será partir justamente desta relação entre sujeito e mundo, entre projeto de ser e situação apresentada. Na peça As Moscas, sobre o mito grego de Orestes, a conjuntura da realidade e o peso de uma ação não determinada encontraram o sentido de uma vida e o peso da responsabilidade da escolha.
O segundo tema do curso será o destino. Se a tensão entre ignorância e conhecimento nos permitirá descrever melhor nosso tempo e nossa cultura, o embate entre liberdade e destino tornará possível um olhar crítico sobre a condição humana e seu lugar na existência. A autora relevante para este estudo será a filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). Em seu livro O segundo Sexo (1949), marco do estudo feminista, articulando a fenomenologia com o materialismo histórico, ao estudar a condição da mulher na contemporaneidade, Simone de Beauvoir mostrará a importância de se pensar historicamente o ser humano. Adotar esta perspectiva significará aceitar a realidade como ela se apresenta, ou seja, o destino. Será apenas a partir deste acolhimento da vida que qualquer transformação será possível. Marco do romance no século XX, O Estrangeiro, de Albert Camus, se colocará como um campo privilegiado para a compreensão desta dinâmica entre ação e realidade, liberdade e destino, através da história de Meursault e seu assassinato de um árabe.
Duas noções filosóficas (liberdade e destino), dois pensadores contemporâneos (Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre), duas obras literárias (O estrangeiro e As Moscas), um só projeto: apresentar a filosofia como um modo de pensar o humano inserido em seu tempo.
SOBRE O PROFESSOR
Marcelo S. Norberto, Doutor em Filosofia, é professor e pesquisador (CCE/PUC-Rio) e pesquisador pós-doc da Escola de Humanidades (PUCRS). Tem trabalhos publicados sobre Filosofia Francesa Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Autor de “O drama da ambiguidade – a questão da moral em O ser e o nada” (Edições Loyola/2017), é co-organizador de “Sartre Hoje – 2Vol” (Editora Fi/2017), “Sartre e a política” (Editora PUC-Rio e Via Verita/2019), “Sartre e a Estética” (Editora PUC-Rio e Numa Editora/2021) e “Sartre e a Ética” (Editora PUC-Rio e Numa Editora/2022). Coordena também a coleção luso-brasileira “Fenomenologia e Cultura” (Nau Editora, Editora PUC-Rio, Documenta PT). Também é um dos coordenadores do Curso de Formação em Psicologia Existencial do IPA/RJ e do Ciclo de encontros Internacional “Subjetividade e Cultura” (PUCRS).
Newsletter
Quer receber meus boletins?
Comunicação de lançamentos de cursos, publicações, eventos, videos e novos artigos