GRUPO DE ESTUDO

O ser e o nada – Jean-Paul Sartre

Este curso on-line, em parceira com o Instituto de Psicologia e Arte (IPA), é destinado tanto aos pesquisadores da obra de Sartre quanto aos leigos interessados no tema (não é exigido conhecimento prévio de !loso!a).

O curso pretende capacitar seus participantes a terem um conhecimento panorâmico do existencialismo, bem como discutir os conceitos-chaves de O ser e nada como a angústia, a má-fé, o nada e a psicanálise existencial.

O curso iniciará com uma apresentação do existencialismo e sua relação com a tradição !losó!ca para, nas aulas seguintes, se dedicar a alguns dos temas tratados no livro: a condição humana, a relação com o outro, a liberdade e a ação.

 

CARGA HORÁRIA

30h
15 aulas expositivas

Dia da semana: Quartas-feiras Horário: de 20h00 às 22h00

Aula Inaugural: dia 19 de Agosto de 2020 (aula-extra)

Duração do curso: de 26 de Agosto a 02 de Dezembro.

SOBRE O CURSO

Conhecer o pensamento de Jean-Paul Sartre é se deparar com todas as contradições que forjaram o século XX. Era assim que Gerd Bornheim apresentava a obra do !lósofo francês em seus cursos. Sartre foi o !lósofo mais popular de sua época e o livro que marca o que se designou de

existencialismo é O ser e o nada. Uma obra imensa que fez a cabeça de toda uma geração do pós-guerra.

O ser e o nada é um livro em que a tradição !losó!ca se encontra com a literatura. Na obra de 1943, Sartre recorre à fenomenologia de Husserl e de Heidegger, à dialética de Hegel, à tradição francesa, a partir de Descartes e Bergson, sem contar as referências a Freud, Leibniz e tantos outros. Mas esta profundidade teórica não é exposta exclusivamente através de argumentos lógicos. Por meio da forma ensaística, Sartre recorre, junto com o estudo teórico, a !cções, dramas criados pelo escritor que encarnam os problemas !losó!cos e os aprofunda em acontecimentos cotidianos como um encontro amoroso, a tentação de um jogador em um cassino, a visita a um bistrô, uma caminhada pela natureza. E assim, nesta tensão entre !loso!a e literatura, Sartre discute noções como o inconsciente freudiano, a má-fé, o desejo de sinceridade, a busca por uma identidade, a importância da vontade em nossas decisões ou a

responsabilidade das ações escolhidas.

Todo este jogo construído pelo escritor e !lósofo francês, autor de “A idade da razão” e “Entre quatro paredes”, está a serviço da investigação de um conceito central em seu pensamento: a liberdade.

O ser e o nada é o esforço de Sartre para compreender o ser humano e sua relação com o mundo. Neste sentido, o livro funda as bases do existencialismo, que se expressa na famosa frase de que “se é livre para tudo, menos para deixar de ser livre”, preceito que in”uenciou tanto movimentos culturais quanto lutas sociais. Sartre verá na !gura do homem o vértice em torno do qual será possível pensar, de

forma rigorosa, a questão da liberdade, da ética e da comunidade.

OBJETIVO

Leitura comentada do livro O ser e o nada de Jean-Paul Sartre, fornecendo uma visão geral do existencialismo e de seus principais conceitos !losó!cos contidos na obra de 1943.

TÓPICOS DAS AULAS

  • Apresentação do pensamento de Jean-Paul Sartre.
  • O encontro amoroso: sobre a noção de má-fé.
  • O jogador inveterado: vontade e deliberação nas escolhas humanas.
  • As bases do existencialismo: Husserl e a consciência relacional.
  • O garçom: entre a busca da identidade e o inferno dos outros.
  • Psicanálise existencial: a individualidade reGetida nos atos.
  • A descoberta do Nada: a condição humana como falta.
  • O teatro da ação: presente, passado e futuro.

BIBLIOGRAFIA

SARTRE, J-P. 2012. O ser e o nada – ensaio de Ontologia fenomenológica. 21. ed. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis; Editora Vozes.

SOBRE O PROFESSOR

Marcelo S. Norberto, Doutor em !loso!a, é professor e pesquisador (CCE/PUC-Rio). Tem trabalhos publicados sobre Filoso!a Francesa Contemporânea, com ênfase em Ética e Filoso!a Política. Autor de “O drama da ambiguidade – a questão da moral em O ser e o nada” (Edições Loyola/2017), é co-organizador de “Sartre Hoje – 2Vol” (Editora Fi/2017) e “Sartre e a política” (Editora PUC-Rio e Via Verita/2019).

Copy link
Powered by Social Snap