Este curso on-line, em parceira com o Instituto de Psicologia e Arte (IPA), é destinado tanto aos pesquisadores da obra de Sartre quanto aos leigos interessados no tema (não é exigido conhecimento prévio de !loso!a).

O curso pretende capacitar seus participantes a terem um conhecimento panorâmico do existencialismo, bem como discutir os conceitos-chaves de O ser e nada como a angústia, a má-fé, o nada e a psicanálise existencial.

O curso iniciará com uma apresentação do existencialismo e sua relação com a tradição !losó!ca para, nas aulas seguintes, se dedicar a alguns dos temas tratados no livro: a condição humana, a relação com o outro, a liberdade e a ação.

CARGA HORÁRIA

15 encontros semanais
Quartas-feiras, das 20h às 22h

15 encontros semanais, às quartas-feiras, das 20h às 22h, através do Zoom.

As aulas serão virtuais e ao vivo, com as gravações disponíveis para os alunos posteriormente.

SOBRE O CURSO

Conhecer o pensamento de Jean-Paul Sartre é se deparar com todas as contradições que forjaram o século XX. Era assim que Gerd Bornheim apresentava a obra do !lósofo francês em seus cursos. Sartre foi o !lósofo mais popular de sua época e o livro que marca o que se designou de existencialismo é O ser e o nada. Uma obra imensa que fez a cabeça de toda uma geração do pós-guerra.

O ser e o nada é um livro em que a tradição !losó!ca se encontra com a literatura. Na obra de 1943, Sartre recorre à fenomenologia de Husserl e de Heidegger, à dialética de Hegel, à tradição francesa, a partir de Descartes e Bergson, sem contar as referências a Freud, Leibniz e tantos outros. Mas esta profundidade teórica não é exposta exclusivamente através de argumentos lógicos. Por meio da forma ensaística, Sartre recorre, junto com o estudo teórico, a !cções, dramas criados pelo escritor que encarnam os problemas !losó!cos e os aprofunda em acontecimentos cotidianos como um encontro amoroso, a tentação de um jogador em um cassino, a visita a um bistrô, uma caminhada pela natureza. E assim, nesta tensão entre !loso!a e literatura, Sartre discute noções como o inconsciente freudiano, a má-fé, o desejo de sinceridade, a busca por uma identidade, a importância da vontade em nossas decisões ou a responsabilidade das ações escolhidas.

Todo este jogo construído pelo escritor e !lósofo francês, autor de “A idade da razão” e “Entre quatro paredes”, está a serviço da investigação de um conceito central em seu pensamento: a liberdade.

O ser e o nada é o esforço de Sartre para compreender o ser humano e sua relação com o mundo. Neste sentido, o livro funda as bases do existencialismo, que se expressa na famosa frase de que “se é livre para tudo, menos para deixar de ser livre”, preceito que in”uenciou tanto movimentos culturais quanto lutas sociais. Sartre verá na !gura do homem o vértice em torno do qual será possível pensar, de forma rigorosa, a questão da liberdade, da ética e da comunidade.

TÓPICOS DAS AULAS

  • Apresentação do pensamento de Jean-Paul Sartre.
  • O encontro amoroso: sobre a noção de má-fé.
  • O jogador inveterado: vontade e deliberação nas escolhas humanas.
  • As bases do existencialismo: Husserl e a consciência relacional.
  • O garçom: entre a busca da identidade e o inferno dos outros.
  • Psicanálise existencial: a individualidade refletida nos atos.
  • A descoberta do Nada: a condição humana como falta.
  • O teatro da ação: presente, passado e futuro.

Newsletter

Quer receber meus boletins?

Comunicação de lançamentos de cursos, publicações, eventos, videos e novos artigos




Share via
Copy link
Powered by Social Snap